quinta-feira, 5 de março de 2009

A VOLTA DO FENÔMENO

Só para constar, eu sou louca por futebol. Opino, palpito, entendo de regras, de táticas e afins. E, em dias de jogos, eu fico, digamos assim, em bom baianês, “avexada”. E ontem, foi bem pior: primeiro, porque a grande mídia publicou durante todo dia, que era provável o retorno do fenômeno, segundo porque eu não parava de imaginar o gordinho cansando no campo. E eis, que assim se sucedeu.
O técnico Mano Menezes, como se não bastasse tamanho suspense sobre a participação, ou não, de Ronaldo, segurou até onde pôde o veto ao atacante, porém acabou cedendo ao apelo da torcida, e, aos 18 do segundo tempo, o “craque” entra em campo. Eu, em poucos anos que acompanho o cenário esportivo nacional, não me lembro de tamanho holofote, numa simples partida da Copa do Brasil. Talvez naquela primeira, lá na década de 80, quando Zico se desentendeu com o juiz... Talvez ali tenha havido tamanha repercussão nacional.
Ontem, em campo, estavam 22 jogadores. Nas arquibancadas, 30 mil pessoas. Todas elas e toda a imprensa estavam com os olhos e os microfones voltados para o banco de reservas. Ronaldo estava de volta – uma presença que causou excitação e tumulto. E ele ainda colhe os louros da fama, mesmo não apresentando um futebol digno do fenômeno. Jogou 27 minutos, suou, cansou, vez ou outra arriscou um drible... Tava sem sal. Nem de longe lembrava o maior goleador das histórias das Copas do Mundo – a começar pela forma física.
Os zagueiros do outro time lá – que nem lembro o nome – pareciam querer poupar Ronaldo. Também pudera... Já pensou a “responsa” se um desses caras machuca o fenômeno, no dia do retorno do homem? Eles só podiam tá pensando nisso. Eu quero acreditar que sim!
No mais, essa “estréia” do gordinho deixou a desejar. Não que eu esperasse grande coisa, mas é que eu ainda trago em mim aquela velha frase “Quem é rei, nunca perde a majestade!”
Devo admitir que admiro a força de vontade dele. Gosto de gente assim, que não se entrega. Na verdade, eu gosto do futebol dele. Acho que ainda vai dar trabalho aos zagueiros de plantão. E, se o retorno não foi brilhante, também esteve longe de ser decepcionante.
É isso!!!!

3 comentários:

  1. na moral, quem viu zico, sócrates, falcão, careca, maradona, platini, tiganá, Roger Milá, Neto, denre tanntos outros jogar se recusa a aceitar que o Gordômeno é Rei. è ( foi) um grande jogador, mas rei, só se for Rei MOMO.

    ResponderExcluir
  2. comentário infeliz de um pobre frustrado...
    RONALDO FENÔMENO é do timao!!!
    xD

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo é fenômeno. E ainda vai voltar pra seleção!

    ResponderExcluir