quarta-feira, 25 de março de 2009

Bahia ou Vitória?

Por conta do desempenho nos jogos da Copa do Brasil, e da invencibilidade no estádio de Pituaçu, o Bahia chegou como favorito absoluto no clássico do último domingo (22/03). Eu, particularmente, sempre acreditei que favoritismo em clássico não ganha jogo, porque é preciso justificá-lo em campo, com empenho e inteligência.
O árbitro errou em não marcar um pênalti a favor do Vitória, o Bahia jogou por muito tempo com menos um. Nada disso justifica as discussões de quem deveria ter vencido ou de quem vai conquistar o título. Eu tenho pra mim, que só mesmo uma grande zebra para a taça ficar com um time do interior, pois, mais do que nunca, tudo se encaminha para uma decisão final entre tricolores e rubro-negros – e não vou ser hipócrita em ficar dizendo que há um time jogando muito mais bola do que o outro.
Achei mesmo que o Bahia era favorito para o jogo de domingo, mas o 0 x 0 foi a melhor cara do clássico. Jogo feio, de poucas chances, sem nenhuma criatividade dos jogadores e dos técnicos.
O Bahia melhorou consideravelmente em relação ao ano passado, porque agora já tem até um grupo em condições de chegar ao título, mas se o sujeito olha sem a desvairada paixão que move certos torcedores, vê que, ainda assim, o Vitória, que já não tem a mesma qualidade de seus melhores momentos do último Brasileiro, apesar desses pesares, é o atual líder do campeonato estadual e pode chegar à frente do seu rival na hora de decidir.
Então, vamos ser práticos: o Bahia precisa ainda melhorar muito para entrar na Série B em condições de conquistar uma das quatro vagas. Já o Vitória não tem agradado tanto na técnica, como na tática, em que o treinador Mauro Fernandes parece não ter encontrado o ponto de equilíbrio, além de ser uma contestação unânime entre os torcedores, por causa de uma postura muito elementar diante de um time que se diz com a ambição de figurar bem entre os grandes do futebol brasileiro.
O que acho é que se trata de uma discussão muito estéril esse negócio de quem conquista o título baiano, porque a preocupação maior e realmente proveitosa, sem agressões ou chacotas, é sobre nossas reais possibilidades nos campeonatos brasileiros. E nisso aí ainda estamos muito distante de chances concretas. Precisamos melhorar, e muito.

2 comentários:

  1. Até que enfim uma mulher que entende (pelo menos tá parecendo) de futebol. rsrs

    ResponderExcluir
  2. vitória é mil grau!!!
    E se alguém me perguntar que time joga com amor vitória jogador.♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    E se alguém me perguntar que time joga com orror bahia perdedor.(bahia é coco)...

    ResponderExcluir